Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O SÉTIMO SINGLE ( A ALEGRE CASINHA)

Um dos discos que melhor explicam a popularidade que os Xutos alcançaram junto de múltiplas gerações é este, o "7º Single". O segredo está na primeira faixa, um remake de um tema cantado por Milú no filme "O Costa do Castelo" e que os Xutos habitualmente tocavam nos concertos, desde o início da carreira: A Minha Casinha.
O nome da canção destituiu praticamente a designação oficial do disco e veio ainda a tornar-se cartão de visita para aqueles que (ainda) não estavam identificados com a banda - " aqueles que cantam a Casinha".
Se até à data do lançamento a Casinha já era habitual, uma espécie de clássico nos concertos, a partir daí passou a ser o hino dos Xutos, presença indispensável no alinhamento, o momento apoteótico, mesmo partilhando a preferência do público com outros grandes êxitos dos Xutos. Casinha é Casinha e não pode falhar.

O "7º Single" na sua versão original, em vinil, e também na versão em cassete e cd, esta última pertencente à Caixa dos 25 Singles.
Dois temas deste registo - Casinha e Sou Bom - passaram a fazer parte do álbum 88, na sua versão em Compacto, conforme se dizia na época. O galopante tema "A minha Aventura Homossexual Com o General Custer" ou simplesmente "A Minha Aventura", um instrumental que foi abertura dos concertos em várias épocas, ficava por enquanto, excluído do suporte digital.




Na época de rodagem do filme, a actriz não imaginava estar um dia, muitas décadas depois, a ser homenageada pela banda no Coliseu dos Recreios, repleto de gente que gritava o seu nome. Momento arrepiante e inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário