segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Tour já começou!!!
Depois dos concertos no MEO Arena, o Seixal, tal como há 5anos, marcou o início da Tour 2014. Grande expectativa para ver o que nos espera longo do Verão. Antes do concerto a "Família Xutólica" juntou-se para tomar de assalto a primeira fila, onde se "vive" o concerto à nossa maneira. Chegar mais cedo implica conversa, nem sempre só Xutos, e desta vez o Benfica-Juve dominou.
Depois a Brigada Vitor Jara subiu ao palco para "abrir hostilidades" e aquecer o ambiente para os Srs Comendadores. Antes ainda, os inevitáveis discursos alusivos aos 40 anos da Revolução. É preciso não esquecer "Abril"!
Depois veio aquilo a que todos vinhamos. Abertura similar ao MEO Arena, mais curta como não podia deixar de ser, e "E Tù Também" para pôr logo ali a fasquia alta. O alinhamento foi, basicamente, o dos concertos do aniversário; 27 músicas e muita paixão, dentro e fora do palco.
Quem tem acompanhado os Xutos nestes anos mais recentes, 2 ou 3, nota-lhes uma atitude diferente, mais alegre, mais solta, mais com a malta cá de baixo. E isso é bom,; muito bom mesmo! Vermos a interacção do Tim com o público, o Zé, esse, sempre igual a si mesmo, tal como o Kalú, transmite outra alegria aos concertos, torna-os na festa que ansiamos que sejam. E o João a chegar-se à boca do palco para os solos, assumindo o protagonismo que o seu virtuosismo exige é, de certa forma, uma novidade que se saúda. Vê-se que disfrutam do que estão a fazer, duma forma que, se calhar, poucas bandas com a sua longevidade ousam fazer. Talvez porque não têm plateia a mesma paixão...
"Puro" proporciona pelas suas letras e pelo momento difícil que todos nós vivemos uma ligação ainda mais forte com a banda. Sentimos nessas letras a nossa voz bradada, protestando contra quem nos obriga a emigrar em "Da Nação", contra a nossa pobreza e incapacidade de pagar as coisas básicas em "Ligações Directas", mas também a nossa capacidade de amar em "Longe" ou os amores desavindos que se concertam em "(De madrugada) Tu e Eu"...
Hoje ir ver Xutos é ainda melhor e deixa uma maior vontade de ir ver o próximo. Que venha ele!

Fernando Sampaio  (28-04-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário