Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

30 anos do 88


Sobre o braseiro ainda vivo de um ano de 87 intenso, entre o Circo de Feras e a popular Casinha, com passagem em novembro pelo Brasil, os Xutos jogam a cartada seguinte com um novo álbum que começa a ser gravado no início de 1988. Seria um ano de consagração, preenchido com uma tournée que terminou nos 3 concertos n’Os Belenenses, gravados para o triplo Ao Vivo.
O álbum  88 começou a ser gravado em finais de janeiro e seria lançado dois meses mais tarde, a 25 de março, com apresentação ao vivo na saudosa Koolcat, em Matosinhos. A partir daí foram 4 meses e 60 concertos já sob o patrocínio da Philips. Pelo meio nasceu, o Club dos Xutos -  clube de fãs oficial - e foi lançado o single P’ra ti Maria / Andarilhos.



Lembrava Zé Pedro, numa entrevista de 1990, no Johnny Guitar:
“Grande parte dos temas que integram o 88 foram compostos no final do ano de 87. Havia alguns temas como por exemplo o À Minha Maneira, que nós já tocávamos ao vivo há muito tempo, mas grande parte dos temas foram feitos de propósito para o disco, só mais tarde é que os experimentámos ao vivo”. (Conta-me Histórias, Ana Cristina Ferrão, Assírio & Alvim 2009)







O álbum continuou a marcar a ascendente popularidade dos Xutos num público que se alargava a várias gerações. Canções como P’ra ti, Maria e À Minha Maneira – esta estava gravada ao vivo no álbum do RRV que ficou na gaveta até 2001 – agarravam até os menos atentos e distantes, tal como fizera a Casinha.


























A capa, das mais marcantes do grupo, é assinada por Marco Sousa Santos e representa a estreia do novo logo dos Xutos, o famoso X circundado, que haveria de atingir maior longevidade, ainda que com variações na forma e na orientação.

88 foi lançado nas versões em vinil, cassete e CD. Na versão CD conheceu duas edições em 1988, a segunda das quais com os temas Sou Bom e A Minha Casinha adicionados. Em cassete teve a edição com a totalidade do álbum e uma outra em versão mais curta. Em 2009 surgem as novas edições em vinil, com a capa um pouco reformulada, pela Rastilho Records, e em CD, numa edição para colecionadores lançada pela Universal.




Sem comentários:

Enviar um comentário